MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG oferece exame de proficiência em línguas estrangeiras

Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A partir deste ano, o CEFET-MG dá início à oferta de testes de proficiência em leitura em línguas estrangeiras para ingresso ou continuidade em programas de pós-graduação stricto sensu. O primeiro edital está em fase de finalização e irá contemplar os exames que serão aplicados em abril e em setembro.

O projeto de extensão é resultado de convênio do CEFET-MG com a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFET-Minas). Cabe ao CEFET-MG, por meio do Departamento e Linguagem e Tecnologia (DELTEC), a elaboração, a aplicação e a correção das provas, e à Fundação, a elaboração do sistema de inscrição online e a emissão das declarações de resultado, entre outros.

As provas abrangem as grandes áreas de ciências exatas e da terra; engenharias; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; linguística, letras e artes em três idiomas: inglês, espanhol e francês. Cada teste baseia-se em um ou mais textos científico-tecnológicos e cinco questões abertas. Será considerado proficiente aquele que atingir pelo menos 60, dos 100 pontos distribuídos.

O secretário de Relações Internacionais e subcoordenador da área de Línguas Estrangeiras, professor Jerônimo Coura Sobrinho, explica que os exames seguirão critérios que garantam a validade e a confiabilidade das aplicações. “As provas serão analisadas por dois avaliadores diferentes seguindo uma grade de correções. Em caso de disparidade entre as notas atribuídas, a resposta do candidato será encaminhada a uma terceira pessoa até se alcançar uma nota consensual”, esclarece. Os limites para as disparidades serão definidos por banca específica.

Até então, cada um dos oito programas de pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG é responsável por definir o exame de avaliação em leitura de língua estrangeira a ser adotado no processo seletivo. O projeto de extensão busca unificar a oferta de testes de forma a atender as demandas dos exames do CEFET-MG e de outras instituições interessadas.

Saiba mais

Termo de execução do projeto publicado no Diário Oficial da União