MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Como economizar água

logo-nome

Quando tratamos de economia de água, a dica fundamental é reduzir o consumo, e para auxiliar nesta redução, confira a baixo várias dicas de como economizar água:

  • Ao escovar os dentes ou fazer a barba deixe a torneira fechada, e a abra somente quando necessário. Segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) uso correto da água durante esse período pode gerar uma economia de até 50 litros de água.
  • Verifique as torneiras para evitar goteiras, uma torneira pingando pode gerar um desperdício de 46 litros de água por dia.
  • Reduza o tempo no banho, segundo a COPASA a cada 15 minutos com a ducha ligada são gastos aproximadamente 135 litros de água.
  • Ao limpar a calçada sempre use uma vassoura e ao lavar o carro use um balde, pois a cada 15 minutos de uso da mangueira são gastos cerca de 279 litros de água.
  • Instale arejadores nas torneiras, arejadores ou “peneirinhas” são dispositivos baratos e fáceis de instalar que proporcionam a sensação de um fluxo de água mais intenso e podem gerar até 30% de economia em cada torneira em que são instalados.
  • Acumule as roupas sujas ao máximo antes de lavar, cada lavagem com a máquina gasta de 80 a 120 litros de água, acumule a quantidade máxima de roupas que sua máquina suporta, essa informação pode ser encontrada no manual da mesma.
  •  Reutilize a água da lavagem de roupa na limpeza da casa, isso por si só gera uma economia de 80 a 120 litros de água.
  • Sempre se certifique de que a torneira está bem fechada, um filete de 1 milímetro de água desperdiça mais de 2 mil litros de água por dia, podendo chegar a 62 mil litros por mês.

Apesar de ser estranho uma concessionaria que fornece água, aconselhar que você consuma menos, esta é uma prática bastante comum, e campanhas de conscientização são adotadas por grandes companhias como COPASA e SABESP, que possuem projetos de conscientização do uso racional da água, com projetos envolvendo a comunidade entre outros. Abaixo podemos conferir algumas imagens da campanha de uso racional da água da COPASA:

economia-agua1economia-agua2economia-agua3 economia-agua4

Basta você colocar essas dicas em prática e assim você estará evitando o desperdício de água, colaborando com a natureza e ainda reduzindo o custo da sua conta de água.

Fontes: COPASA, SABESP.