CEFET-MG

Equipamentos do dia-a-dia relacionados com a água

logo-nome

É de suma importância o uso eficiente da água, e o mercado de vendas já se atentaram a esse fato. O que fez surgir nos últimos anos muitos aparelhos que ao serem usado, podem reduzir drasticamente a maneira com que a água é utilizada.

Alguns exemplos desses aparelhos que podem ajudar na economia dentro das residências e que serem facilmente encontrados são:

Arejador:

Esse aparelho é útil em cozinhas e banheiros, pois ele cria pequenas bolhas de ar (sem mudar a pressão da água) no momento em que a água passa pelo arejador. Quem usa esse dispositivo, tem a impressão que a quantidade de água liberada é a mesma, mas na verdade as bolhas de ar ocupam um espaço que seria ocupado por mais água, fazendo com que o usuário economize água sem nem perceber.

equipamentos1

Descarga de duplo acionamento:                                                                  

Cerca de um terço da água usada em nossas residências é destinado exclusivamente para a descarga. Ao dar descarga em um vaso sanitário comum, pode se gastar até 12 a 40 litros de água a cada descarga. A descarga de duplo acionamento vem como uma inovação para os sistemas de caixa acoplada, pois pode realizar dois tipos de descarga. Uma descarga parcial que libera até 3 litros que se mostra eficiente para limpar resíduos líquidos e uma descarga completa, que libera até 6 litros de água e é ideal para limpar resíduos sólidos.

equipamentos2

Lavadoras de alta pressão:

Ao fazer a limpeza de um veiculo seja ele carro, moto ou até mesmo uma bicicleta, muitos costumam usar as mangueiras encontradas em seus jardins ou até mesmo baldes de água (o que representa uma grande economia se comparado a mangueira). Uma mangueira de jardim convencional, gasta cerca de 19 litros de água por minuto, já as lavadoras não, esses aparelhos gastam cerca de 5 litros de água durante um minuto, o que em termos de economia, representa muito.

equipamento3